Instituições de ajuda para crianças com microcefalia

Algumas ONG e famílias espelhadas pelo país tem oferecido tratamento especial à crianças com microcefalia, como:

CERVAC – localizada na Zona Norte do Recife faz acompanhamento com fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

Projeto Cabeça Coração – criado por uma família de SP, com o objetivo de conectar quem queira fazer doações a crianças que precisam e ajuda.

AMAR – Aliança de Mães e Famílias Raras, grupo que acolhe mães que se dedicam a cuidar dos filhos. A entidade ajuda com o repasse de doações e contribui para o empoderamento das mulheres. Localizada Centro Esportivo Santos Dumont, Recife.

 

3ª. Oficina Capacitação: atualização sobre Dengue, Chikungunya e Zikavirus

No dia 15/09 (quinta-feira), foi realizada a terceira edição da Oficina de Capacitação contra Tríplice Endemia. O evento ocorreu no auditório Aluízio Prata na Fiocruz-BA e contou com a participação dos Agentes de Combates a Endemias do CCZ e estudantes de graduação da área de saúde.

20160915_102030

As palestras fora proferidas pelos professores Guilherme Ribeiro (Fiocruz/UFBA) que falou sobre a situação epidemiológica da dengue, Chikungunya e Zikavirus no estado e e no município de Salvador,

20160915_093507

O professor Gúbio Soares, que apresentou dados de como ocorre a ação Zikavírus no organismo humano e a deterioração das células nervosas como consequência.

20160915_102004

Houve também a palestra da Mst. Ana Galvão (CCZ), que demostrou como ocorre o controle vetorial do Aedes aegpity em Salvador.

20160915_111521

Agradecemos a participação de todos e esperamos que tenham aproveitado.

Brasil vive tríplice epidemia de vírus transmitidos pelo Aedes aegypti | Agência Brasil

Com 91 mil casos de Zika, 802 mil de dengue e 39 mil de chikungunya, o Brasil vive desde 2015 uma epidemia das três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “O Brasil vive uma tríplice epidemia dos três arbovírus. Ano passado já vivíamos e ela continua”, disse hoje (26) o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch. A tendência, no entanto, é que as ações de combate ao mosquito, intensificadas em janeiro, reduzam a incidência das doenças, segundo o diretor. Dengue

Fonte: Brasil vive tríplice epidemia de vírus transmitidos pelo Aedes aegypti | Agência Brasil

Equipe dos kits

Alguns agentes de endemias participam ativamente na entrega diária dos kits educativos no bairro de Periperi. O objetivo é convidar o maior número de moradores possível para sua participação ativa na luta de combate á tríplice epidemia (Dengue, Chikungunya e Zika).

20160901_124542

A equipe, que já conhece o local, consegue mobilizar um grande número de moradores. Com bom humor e energia conseguem aguçar a curiosidade e aumentar a adesão da comunidade ao projeto.

Juntos somos mais fortes!!!!!

Filmagem para apresentação

Hoje pela manhã, os agentes de endemias e parte da comunidade participaram de uma pequena filmagem para confecção de um filme de apresentação e convite aos moradores do bairro de Periperi.

20160901_124314 (1)

20160901_121700

O objetivo desta etapa é passar para o maior número de pessoas e de forma explicativa a importância da luta contra o vetor da tríplice epidemia (dengue, Chikungunya e Zika), o Aedes aegypti.

Um trabalho onde os protagonistas são os moradores!