Inspeção à imóveis reincidentes

Essa semana o projeto começa com a nova etapa de revisitãção aos imóveis, para inspeção e coleta de dados. Um diagnóstico sobre os imóveis será realizado classificando as casas de maior prioridade para um retorno educativo .

Kits e capas remanescentes também foram distribuídos a moradores que ainda não haviam recebido.

 

Agente Mulher – Desafios e dificuldades na luta por conquista

A Fiocruz teve o privilégio de apresentar o evento “Agente Mulher – Desafios e dificuldades na luta por conquista”, promovido e realizado pela Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador, em 09 de março de 2017, em homenagem as mulheres guerreiras agentes de saúde.

O evento que teve como objetivo identificar as demandas e orientar para a solução das problemáticas vividas pelas mulheres e foi aberto pela diretora da FIOCRUZ, Dr. Marilda de Souza Gonçalves.

Contou com palestras sobre a segurança da mulher no ambiente de trabalho e problemáticas vividas pelas mulheres por meio de suas atividades de campo, identificação de lideranças sociais e seus direitos garantidos pela constituição.

Resultado do LIRA de outubro 2016

A partir dos dados do Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti, realizado em outubro de 2016 (LIRAa 2016.3) pelos agentes de combate às endemias (ACEs) do Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Salvador (CCZ-PMS), listamos para conhecimento dos ACEs e da comunidade as ruas infestadas por larvas de A. aegypti dos estratos 302 e 299 pertencentes aos bairros de Periperi e Plataforma, respectivamente. Os moradores destas ruas devem intensificar o cuidado para prevenir a criação e formação de focos do mosquito vetor da dengue. Caso identifiquem algum foco em sua moradia, devem esvaziar os recipientes na terra para que as larvas morram ao sol. Se não tiverem como realizar este procedimento simples, entrem em contato com os agentes de sua comunidade.

Tabela 11. Lista de ruas infestadas por larvas de A. aegypti, LIRAa 2016.3

Bairro Logradouro N. de casas infestadas
PERIPERI Rua Engenheiro Agenor de Freitas de Periperi 1
PERIPERI Avenida Beira Rio 1
PERIPERI Rua da Jaqueira 2
PERIPERI Rua Lúcia Pilar 1
PERIPERI Rua Armando Ulm da Silva 1
PERIPERI Ladeira do Cemitério 1
PLATAFORMA 1ª Travessa dos Tecelões de Cima 2
PLATAFORMA Rua Almeida Brandão 2
PLATAFORMA Rua Barão de Teffé 2
PLATAFORMA Avenida Brandão 1
PLATAFORMA Rua Antônio Balbino 1
PLATAFORMA Rua Paissandu 1
PLATAFORMA Vila P. M. 1
     

Fonte: LIRAa 2016.3 (CCZ-PMS).

Trabalho de campo 18 de Outubro

A equipe do projeto faz visitas aos moradores do bairro de Periperi na rua da Glória e no bairro da Constituinte. Os moradores relatam a presença de ratos e mosquitos nessas regiões devido ao serviço que está sendo realizado no local. Os kits estão sendo entregues à comunidade e as orientações estão sendo feitas.

img-20161018-wa0037 img-20161018-wa0038 img-20161018-wa0042 img-20161018-wa0041

Curso de entomologia médica

A segunda edição do Curso de entomologia Médica foi promovida no dia 29 de setembro de 2016 no CCZ para os agentes de labrratório.

20160929_090334

O curso foi ministrado pelo professore Adriano Monte-Alegre (UFBA) que apresentou a introdução do curso, falou sobre os insetos em geral, posteriormente enfatizando as características morfológicas do Aedes aegypti, mosquito vetor da dengue, chikungunya e zika vírus. Contamos também com participação do professor Gilmar Ribeiro (FIOCRUZ) falando sobre a importância e características dos barbeiros e o professor Bruno Cova (LACEN) que apresentou os atributos e particularidades dos insetos da família Psychodidae, algumas espécies conhecidas pela transmissão da leishmaniose.

20160929_090357 20160929_090314

Instituições de ajuda para crianças com microcefalia

Algumas ONG e famílias espelhadas pelo país tem oferecido tratamento especial à crianças com microcefalia, como:

CERVAC – localizada na Zona Norte do Recife faz acompanhamento com fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas.

Projeto Cabeça Coração – criado por uma família de SP, com o objetivo de conectar quem queira fazer doações a crianças que precisam e ajuda.

AMAR – Aliança de Mães e Famílias Raras, grupo que acolhe mães que se dedicam a cuidar dos filhos. A entidade ajuda com o repasse de doações e contribui para o empoderamento das mulheres. Localizada Centro Esportivo Santos Dumont, Recife.

 

3ª. Oficina Capacitação: atualização sobre Dengue, Chikungunya e Zikavirus

No dia 15/09 (quinta-feira), foi realizada a terceira edição da Oficina de Capacitação contra Tríplice Endemia. O evento ocorreu no auditório Aluízio Prata na Fiocruz-BA e contou com a participação dos Agentes de Combates a Endemias do CCZ e estudantes de graduação da área de saúde.

20160915_102030

As palestras fora proferidas pelos professores Guilherme Ribeiro (Fiocruz/UFBA) que falou sobre a situação epidemiológica da dengue, Chikungunya e Zikavirus no estado e e no município de Salvador,

20160915_093507

O professor Gúbio Soares, que apresentou dados de como ocorre a ação Zikavírus no organismo humano e a deterioração das células nervosas como consequência.

20160915_102004

Houve também a palestra da Mst. Ana Galvão (CCZ), que demostrou como ocorre o controle vetorial do Aedes aegpity em Salvador.

20160915_111521

Agradecemos a participação de todos e esperamos que tenham aproveitado.

Equipe dos kits

Alguns agentes de endemias participam ativamente na entrega diária dos kits educativos no bairro de Periperi. O objetivo é convidar o maior número de moradores possível para sua participação ativa na luta de combate á tríplice epidemia (Dengue, Chikungunya e Zika).

20160901_124542

A equipe, que já conhece o local, consegue mobilizar um grande número de moradores. Com bom humor e energia conseguem aguçar a curiosidade e aumentar a adesão da comunidade ao projeto.

Juntos somos mais fortes!!!!!

Filmagem para apresentação

Hoje pela manhã, os agentes de endemias e parte da comunidade participaram de uma pequena filmagem para confecção de um filme de apresentação e convite aos moradores do bairro de Periperi.

20160901_124314 (1)

20160901_121700

O objetivo desta etapa é passar para o maior número de pessoas e de forma explicativa a importância da luta contra o vetor da tríplice epidemia (dengue, Chikungunya e Zika), o Aedes aegypti.

Um trabalho onde os protagonistas são os moradores!