Brasil vive tríplice epidemia de vírus transmitidos pelo Aedes aegypti | Agência Brasil

Com 91 mil casos de Zika, 802 mil de dengue e 39 mil de chikungunya, o Brasil vive desde 2015 uma epidemia das três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “O Brasil vive uma tríplice epidemia dos três arbovírus. Ano passado já vivíamos e ela continua”, disse hoje (26) o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch. A tendência, no entanto, é que as ações de combate ao mosquito, intensificadas em janeiro, reduzam a incidência das doenças, segundo o diretor. Dengue

Fonte: Brasil vive tríplice epidemia de vírus transmitidos pelo Aedes aegypti | Agência Brasil

Você sabia que a febre Dengue, Zika e Chikungunya são doenças virais?

Isso mesmo, dengue, zika e chikungunya são os vírus causadores da febre Dengue, Zika e Chikungunya, respectivamente. Apesar de diferentes, são transmitidos pelo mesmo mosquito e têm alguns sintomas semelhantes. Mas não se engane: as doenças são diferentes.

Pelo fato de serem transmitidas por mosquitos vetores, o Aedes aegypti ou o Aedes albopictus, também são conhecidas como arboviroses. Portanto, quando te perguntarem se estas doenças são “doenças do mosquito”, responda: Não, são doenças virais .

Você pode conhecer um pouco sobre o perfil de cada uma destas doenças no site da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB).

 

 

 

Determinação de índices de infestação

A partir de hoje, dia 17/11, iniciaremos o terceiro ciclo para determinação de índices de infestação de adultos e ovos do mosquito Aedes aegypti. As armadilhas estão sendo colocadas nas casas sentinelas do projeto e só serão recolhidas na próxima semana. Ao tomarmos conhecimento da infestação pelo mosquito vetor podemos direcionar as ações de combate. Com a co-circulação dos vírus dengue, Chikungunya e Zika, precisamos intensificar as ações de controle para prevenir que tenhamos uma epidemia tripla no próximo verão! Agradecemos desde já a participação dos moradores e dos agendes de combates em endemias por sua valiosa colaboração.