Agente Mulher – Desafios e dificuldades na luta por conquista

A Fiocruz teve o privilégio de apresentar o evento “Agente Mulher – Desafios e dificuldades na luta por conquista”, promovido e realizado pela Associação dos Agentes Comunitários e de Combate às Endemias de Salvador, em 09 de março de 2017, em homenagem as mulheres guerreiras agentes de saúde.

O evento que teve como objetivo identificar as demandas e orientar para a solução das problemáticas vividas pelas mulheres e foi aberto pela diretora da FIOCRUZ, Dr. Marilda de Souza Gonçalves.

Contou com palestras sobre a segurança da mulher no ambiente de trabalho e problemáticas vividas pelas mulheres por meio de suas atividades de campo, identificação de lideranças sociais e seus direitos garantidos pela constituição.

Seminário Vigilância em Saúde das Doenças Virais Chikungunya, Zika e Dengue: desafios para o controle e a atenção à saúde

Entre 3 e 4 de novembro, acontece na FIOCRUZ-RJ o Seminário Vigilância em Saúde das Doenças Virais Chikungunya, Zika e Dengue: desafios para o controle e a atenção à saúde. O evento estará sendo transmitido ao vivo através da web a partir do link http://webconf2.rnp.br/fiocruz_scd. Os interessados podem acessar a sala de webconferência como convidados das 8h00 às 17h00.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015 – Luz, Ciência e Vida

logo_snct_2015.fwEntre os dias 22 e 25 de outubro, acontece a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema Luz, Ciência e Vida. O evento ocorrerá simultaneamente em mais de 680 município do país, sendo 11 na Bahia (Salvador, Simões Filho, Teixeira de Freitas, entre outros). A programação completa por município e instituição pode ser obtida através do site do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Fiocruz Bahia marca presença na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Além das atividades realizadas intramuros, no Centro de Pesquisa, no Candeal, a Fiocruz Bahia inicia uma série de exposições no stand da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Senai Cimatec, em Piatã. Esta é uma excelente oportunidade para divulgar nossas parcerias. Como não poderia deixar de ser, no sábado, dia 24/10, apresentaremos informações sobre o Projeto de Mobilização Socioeducativa contra dengue, em colaboração com o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de Salvador e o Grupo de Valorização dos Agentes de Endemias (GDVAE). Participem, a entrada é franca e sua presença será muito bem vinda! Além da Fiocruz Bahia, o evento dispõe de diversas atividades para alunos de ensino médio e demais interessados em aprender um pouco mais sobre o mundo da ciência.

1ª Pedacaminhada contra a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, realizada pelo Mobilizadores Subúrbio A

Arte final Pedacaminhada SuburbioRealização: Mobilizadores Subúrbio A

Aconteceu dia 12 de setembro de 2015 (sábado), no período da manhã, mais uma ação de educação em saúde da equipe de Mobilização do Subúrbio (A) contra a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Essa foi mais uma demonstração de competência em mobilização social em saúde, determinação e comprometimento dos grupos de Mobilização Social contra a Dengue de Salvador. A ação teve a participação dos parceiros da comunidade como a Cooperguary, Empresa Torres Empreendimentos  Ltda, Embasa, Prefeitura Bairro, Instituto Viva Mais Salvador, Liga da Limpeza, Empresa C.Port, Associação de Moradores da Urbis, Aaces, GDVAE, Agentes Comunitários, Agendes de Combate às Endemias, Centro de Controle de Zoonoses e Fiocruz.

Na oportunidade, foi oferecido para a comunidade palestras educativas sobre serviços de saúde disponibilizado pelo Distrito Sanitário envolvendo aferição de glicemia e pressão arterial, orientação nutricional, vacinação humana e emissão do Cartão SUS, além dos serviços de prevenção às zoonoses como desratização, vacinação canina e palestras educativas sobre dengue, chikungunya e zika virus ofertados pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e Fiocruz.

DSC04840 DSC04825 DSC04787 DSC04848 DSC04864 DSC04862 DSC04866 DSC04854 20150912_113415 20150912_083647_resized 20150912_083526_resized 20150912_113422

2ª. Oficina de Capacitação: atualização sobre Dengue, Chikungunya e Zikavirus

Ocorreu, hoje, dia 01/09/2015, no Auditório Pav. Aloísio Prata, FIOCRUZ-BA, a 2. Oficina de Capacitação sobre Dengue. Acompanhe o áudio das apresentações através do Google Chrome.

 

Situação epidemiológica atual da dengue e diagnóstico diferencial entre dengue, Chikungunya e Zikavirus
Palestrante: Dr. Guilherme de Sousa Ribeiro (FIOCRUZ)

 

Epidemia de Chikungunya em Feira de Santana: identificando o caso índice
Palestrante: Dra. Maria da Glória L. C. Teixeira (ISC-UFBA)

 

Descoberta do Zikavirus em Salvador
Palestrante: Dr. Gúbio Soares Campos (ICS-UFBA)

 

Situação epidemiológica atual da Chikungunya e Zikavirus em Salvador
Palestrante: Mst. Ênio Silva Soares (SMS-Salvador)

2ª. Oficina de Capacitação: atualização sobre Dengue, Chikungunya e Zikavirus

Antes de mais nada, gostaríamos de agradecer imensamente a todos pelo aceite e pelo esforço para estarem presentes neste evento, que ocorrerá no dia 01/09, próxima terça-feira, no Auditório do Pavilhão Aluízio Prata, FIOCRUZ-BA, localizado na R. Waldemar Falcão, 121, Candeal. Diante de tantos empecilhos, ficamos felizes por contar com sua presença.

Este evento foi criado para valorizar e qualificar os agentes de combates às endemias (ACEs) e os agentes comunitários de sáude (ACSs) que participam do Projeto de Mobilização Socioeducativa. Nesta edição pretendemos incluir também alunos universitários que estão contribuindo através da extensão universitária com o projeto.

É de interesse do Projeto promover ao menos uma capacitação por ano. No ano passado, 2014, apresentamos dados sobre dengue, e, neste ano, precisamos nos atualizar em relação à dengue e sobre os novos vírus: Chikungunya e Zika. Com a introdução destes vírus em nossa cidade, o perigo aumentou, e combate ao mosquito vetor precisa ser “triplicado”.

O evento abordará os seguintes tópicos: situação epidemiológica atual da dengue e diagnóstico diferencial entre dengue, febre Chikungunya e Zika; descoberta do Zikavirus em Salvador; e situação epidemiológica atual da Chikungunya e Zikavirus em Salvador.

1. Oficina de Capacitação contra Dengue

As apresentações e áudio do 1. Seminário de Capacitação contra Dengue realizado no auditório da FIOCRUZ-BA, em 18/06/2014, já estão disponíveis aqui. Se por algum acaso o link não abrir corretamente, basta visitar o site do curso que está disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem da FIOCRUZ (AVA FIOCRUZ) -> Treinamento -> 1. Seminário de Capacitação contra Dengue, clicando no botão Acesso como Visitante. Por favor, ajude-nos a divulgar este material entre ACEs, ACSs e a comunidade. Conhecimento somente não educa, mas conhecimento nenhum também não!

Agradecimentos: Aos professores por disponibilizarem gentilmente seu tempo, conhecimento e a apresentação digital e a Márcio Santana pela edição do áudio.