Novembro Negro GDVAE/ CCZ

Novembro Negro GDVAE/ CCZ

Centro de Cultura da Câmara Municipal

hgiuiuygyu 012

Aconteceu no dia 26 de novembro de 2014, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, homenagem ao “Novembro Negro” promovida pelo Grupo de Desenvolvimento Socioeducativo e Valorização do Agente de Combate as Endemias (GDVAE) do Centro de Controle de Zoonoses.

Na programação do evento que teve como tema “Que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz!” houve espaço para apresentação de talentos valiosos e anônimos de ACE’s dos diversos Distritos Sanitários de Salvador, revelando preciosidades na dança afro, poesia, música e capoeira, com destaque para Flavio Santos e Katiane Lopes (DS Subúrbio Ferroviário), Fabrízio Oliveira (DS Boca do Rio), Tatiane Alves (DS Cabula/Beirú), Éder Conceição da Hora (DS Liberdade), Nilton Júnior (Equipe de Combate à Leptospirose), Eddy Wilson (DS Itapagipe).

Para que o evento transcorresse dentro do esperado, o apoio da Equipe de Mobilização Social dos Distritos Sanitários na recepção dos convidados e ACE’s foi de fundamental importância.

O evento também proporcionou um resgate da Literatura de Poetas Negros com a honrosa participação da profª Mestra Simone de Jesus Santos (UFBA/UNEB), como tambem a memória dos grandes nomes da história que lutaram pela liberdade e tratamento igualitário para o povo negro a exemplo de Zumbi dos Palmares, Martin Luther King, Malcolm “X”, Nelson Mandela, Mahatma Gandhi como também trouxe fatos de grande repercussão em nossa sociedade atual, envolvendo atos racistas e discriminatórios que foram discutidos e refletidos por personalidades ilustres que compuseram uma Mesa de discussão em torno do tema.

Como componentes da Mesa temática tivemos a presença da Gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Drª Geruza Moraes; a Coordenadora do Grupo de Desenvolvimento Socioeducativo e Valorização do Agente de Combate às Endemias (GDVAE), Izaura Margareth N. Oliveira; o Superintendente de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Estado da Bahia, Srº Ailton Ferreira; o Coordenador do Instituto Raça de Direitos Humanos e Cidadania (INRAÇA), Sr. Robson Corrêa; a Diretora do Conselho Regional de Serviço Social (CRESS/BA), Dilma Franklin e a representante do Instituto Cultural Beneficente Steve Biko, a ACE Anajara Tavares.

Numa manha de muita troca de conhecimento e, sobretudo, de fortalecimento de luta no combate ao racismo, depoimentos marcantes de ACE’s que sofreram com atitudes que ainda persistem em nossa realidade social reforçaram a necessidade de se discutir mais sobre o assunto, visando a mudança de cultura tanto no meio social quanto institucional para “que a voz da igualdade seja sempre a nossa voz”!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.