Curso de capacitação sobre dengue para estudantes de gradução

Prezados colegas,

Estaremos realizando um evento para inserir alguns estudantes de graduação no nosso projeto de pesquisa. Para tanto será realizada uma capacitação sobre dengue e uma apresentação do projeto de pesquisa em andamento intitulado “Projeto de Mobilização Socioeducativa contra Dengue”, na próxima segunda-feira, dia 12/01, às 8h30, no auditório do 3. andar, UNIME Paralela Campus II (ao lado do Extra Paralela).

Gostaríamos de convidá-los para participar deste evento.

Para participar basta enviar um e-mail para kalabric@yahoo.com.br com cópia para kathleen_ribeiro@yahoo.com.br confirmando sua presença no evento.

O projeto que está sendo realizado pela FIOCRUZ em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador, Universidade Federal da Bahia e a UNIME.
Neste projeto, incluímos um componente de pesquisa, que será tema do doutorado da professora Kathleen Ribeiro, e um componente de extensão universitária. Na parte da pesquisa, pretendemos avaliar o impacto de uma intervenção socioeducativa com os ACEs, agentes de saúde (ACSs) e a comunidade para controle e prevenção da dengue utilizando diferentes indicadores: satisfação profissional; indicadores entomológicos; de produtividade do serviço; índice aderência à visitação dos domicílios; conhecimentos, atitudes e práticas dos moradores; e de estruturação populacional do A. aegypti (FST e Ne). Na parte de extensão, pretendemos realizar visitas domiciliares supervisionadas pelos ACEs para: levantamento dos indicadores entomológicos, com utilização de armadilhas (Mosqtraps e ovitrampas), e promoção de educação e treinamento dos moradores para controle do A. aegypti. Neste projeto, pretendemos trazer algumas novidades em relação ao que tem sido feito pelos órgão de saúde, tais como: transformar ACEs em educadores e moradores em agentes, realizar o controle mensal de criadouros, comunicar contínuamente com os participantes através de redes sociais e telefone, e fidelizar os ACEs aos domicílios. O projeto está sendo realizado em duas localidades no Subúrbio-Ferroviário de Salvador. Durante a extensão, os estudantes universitários irão acompanhar os ACEs em visitas domiciliares a casas sob risco de transmissão da dengue definidas como casas localizadas em ruas com focos do mosquito identificados previamente pelo Centro de Controle de Zoonoses de Salvador. A equipe irá convidar o morador após esclarecimento sobre a metodologia, benefícios e riscos do projeto mediante assinatura do TCLE; realizará a vistoria do
domicílio para identificar focos e potenciais criadouros para larvas do A. aegypti; orientará o morador sobre estes pontos de risco e os cuidados e medidas de controle (kit intervenção); em casas sentinelas, aplicará um questionário sobre conhecimentos atitudes e práticas (CAP) e determinará os índices de infestação a partir da instalação de armadilhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.