Você saberia o que fazer, caso encontrasse larvas na sua casa?

Quando encontramos larvas no balde, no pratinho de planta, no bebedouro do cachorro, podemos jogá-las na terra ou no cimento, pois sem água elas irão morrer.

É importante lavar bem as paredes do recipiente, no mínimo uma vez por semana. Pois os ovos são depositados na parede do depósito, junto à superfície da água. Eles ficam, por exemplo, grudados nas paredes dos vasos de plantas ou das caixas d’água. Por isso, é indispensável limpar as paredes onde os ovos podem estar grudados.

As larvas do Aedes aegypti são providas de grande mobilidade, podendo ser reconhecidas pelos seus movimentos sinuosos característicos. É composta de cabeça, tórax e abdome. Passam a maior parte do seu tempo alimentando-se de detritos orgânicos animais ou vegetais, bactérias, fungos e protozoários existentes na água.

larvas aedeslarvas maiores

larva

O desenvolvimento larval se completa em 5 a 10 dias, desde de que ocorram condições favoráveis de temperatura (25 a 29°C).

ciclo de vida larva

Para evitar a presença do mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika vírus na sua casa basta fazer ações simples como desobstruir calhas, eliminar lixo a céu aberto que possa acumular água, virar garrafas com a boca para baixo são medidas que qualquer um pode e deve fazer todos os dias.

Evite água parada

Mas o que fazer com caixas d’água, tonéis e pratinhos de plantas, que não podem ser simplesmente eliminados, mas que são muito mais importantes que estes outros?

Primeiro, as caixas d’água e tonéis devem ser vedados (não apenas tampados, mas totalmente vedados, já que o A. aegypti consegue entrar mesmo em frestas muito pequenas e depositar seus ovos).

Para os pratinhos dos vasos de plantas e qualquer outro reservatório de água que não possa ser eliminado, o importante é trocar a água e lavar bem as paredes do recipiente.

Juntos somo mais fortes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.