Zoonose

O que é?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define zoonoses como doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e
seres humanos.

Rotas de Transmissão:

A transmissão direta pode ser ocasionada pela mordida do animal infectado, contato com animais silvestres e manipulação de animais vivos ou mortos. A transmissão indireta pode se dar por alimentos, vetores de transmissão, aerossóis e ambientes contaminados. Áreas endêmicas ou invasão de ambientes selvagens como acampamentos e turismo ecológico são locais de maior risco para a transmissão das zoonoses.

Agentes etiológicos zoonóticos:

O agente etiológico, também chamado de patógeno, é o organismo responsável por provocar a doença, ou seja, é o que desencadeia os sinais e sintomas típicos de um determinado problema de saúde. No caso das zoonoses, os agentes etiológicos podem ser vírus, bactérias, fungos, protozoários, helmintos e artrópodes.

Vetores zoonóticos:

Os vetores são os veículos de transmissão do agente causador da doença, ou seja, é o animal que serve como uma ponte do agente etiológico. Ao falar da dengue, por exemplo, o mosquito Aedes aegypti é o vetor zoonótico enquanto o agente etiológico é o vírus. Alguns exemplos de vetores de importância médica e as principais doenças relacionadas são os cães (leishmaniose e raiva), gatos (toxoplasmose), roedores (leptospirose, yersiniose e hantavirose) caramujos (esquistossomose e estrongiloidíase), mosquitos (dengue, febre amarela, zika e chikungunya), aves (gripe Influenza e cólera aviária), Barbeiros (doença de Chagas) e primatas (ebola e raiva).