Você sabe o que é Zoonose?

Curso Zoonose

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define zoonoses como doenças ou infecções naturalmente transmissíveis entre animais vertebrados e
seres humanos.

As zoonoses podem ser classificadas em:

  • Antropozoonose: doenças animais que podem ser transmitidas para os seres humanos. Um exemplo é a doença de Chagas causada pelo T. cruzi e transmitida pelo vetor barbeiro;
  • Zooantroponose: doenças humanas que podem ser transmitidas para os animais. Um exemplo é a esquistossomose causada pelo S. mansoni.

É importante identificar e saber qual é o agente etiológico e o vetor envolvidos nessa transmissão, afinal, ambos são importantes nesse processo e muitas vezes causamos confusão na identificação de cada um.

Mas afinal, o que é agente etiológico e vetor? E qual a diferença entre eles?

Agente etiológico: O agente etiológico é o agente causador da doença, ou seja, ele é o patógeno por trás da doença. Temos aqui alguns exemplos de agentes patogênicos: vírus, bactérias, protozoários, fungos.

Vetor: o vetor é o animal que serve de veículo para a transmissão do agente etiológico. Neste caso, alguns exemplos de vetores são os mosquitos, moluscos, cachorros, gatos, porcos, dentre diversos outros.

Vamos para um exemplo clássico? No caso da dengue, o agente etiológico é um arbovírus, o vírus da dengue, já o vetor responsável pela transmissão é o mosquito Aedes aegypit.

Agora ficou mais fácil fazer essa distinção, né?

No Brasil, nós temos os Centros de Controle de Zoonoses (CCZ) que são unidades de saúde pública que têm como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses, desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária, vigilância epidemiológica e vigilância ambiental em saúde. Então, caso precise de ajuda relacionada aos animais ou controle de zoonoses, basta procurar este órgão na sua cidade.

Neste curso, aprenderemos um pouco mais sobre o que são zoonoses, seus agentes e vetores e como podemos identificá-los e e direcioná-los. Fiquem ligados!