Dengue

Conceito

A dengue é uma doença infecciosa causada pelo vírus da dengue (DENV).

O quadro clínico da doença pode variar entre Febre da Dengue (FD), Dengue Hemorrágica (DH) e Síndrome de Choque da Dengue (SCD), este último apresentando-se como o quadro mais grave da doença.

Sintomas

A sintomatologia pode variar de assintomático, sintomas leves ou grave.

Geralmente entre os sintomas apresentados a pessoa pode apresentar febre alta, sentir dores na região do olhos, dores musculares, cansaço, pigmentações avermelhadas na pele, dor abdominal, vômitos.

Diagnóstico

O diagnóstico da dengue muitas vezes é confundido com o da gripe, devido aos sintomas serem parecido. Para ter certeza do diagnóstico para dengue é necessário a realização de exames de sangue e exames específicos para isolamento do vírus em cultura ou anticorpos específicos.

Dengue hemorrágica

Há três exames que podem ser utilizados identificar a dengue hemorrágica: a prova do laço, a contagem das plaquetas e a contagem dos glóbulos vermelhos. A prova do laço é um exame de consultório, com uma borrachinha o médico prende a circulação do braço e vê se há pontos vermelhos sob a pele, que indicariam a doença. Os outros testes são feitos por meio de uma amostra de sangue em laboratório.

Síndrome de Choque da Dengue

Esta é a mais séria apresentação da dengue e se caracteriza por uma queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa acometida pela doença apresenta um pulso quase imperceptível, inquietação, palidez e perda de consciência.

Você pode encontrar mais informações em: Portal Brasil e ABC da Saúde – Dengue.

2 pensou em “Dengue

  1. Prezados,

    Participei do evento do dia 18/06 – Fiquei impactada pelo nível do evento!! Sou agente de endemias deste 2010 e nunca tive uma palestra informativa como esta, nem na época do “treinamento”. Pessoas gabaritadas falando sobre o assunto, e o melhor, dando voz e vez para quem esta DIRETAMENTE no contexto diário da doença dengue ( no caso os agentes…).
    Parabenizo e desejo sorte nas iniciativas e nas pesquisas posteriores.
    Gostaria de participar dos eventos futuros.
    Abraços!!
    Roberta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.